Repositório de imagens. Ferramenta indispensável para quem curte clicar...
- 20:32
- Por Fabio Fortunato
- 0 Comentário(s)
Profissionalmente ou não, em fotografia é importante a atenção com o material gerado ao compartilhá-lo, por exemplo. Hoje o mais comum destino de nossas imagens como amadores (meu caso), é essa mesmo....
A exibição em uma rede social. Além do Facebook que se presta bem a esse propósito, uso muito o Pinterest, por conta de sua filosofia de funcionamento, justamente voltada para imagens. Quem conhece e/ou tem perfil nessa rede, sabe que seus pins, como é denominada uma postagem nesse meio, podem ser repinadas. Ou seja, repostadas por um terceiro. Seja seu seguidor ou não. Quando de seu surgimento, um dos atrativos, pelo menos para mim, era a impossibilidade da perda do vínculo de um pin. A rede preservava a identidade do primeiro pinador em todas as repinadas que aquele conteúdo recebesse. Não sei exatamente por que motivo (apenas desconfio), deixou de ser assim. Atualmente, se posto uma imagem qualquer e um outro usuário a repina, minha identidade permanece. Contudo, o vínculo com meu perfil se perde ao ser repinada desse novo perfil. Problema algum em imagens que apenas compartilhamos e não nos pertence. Porém com material autoral, preciso saber por onde caminha e quem o compartilha.
Por conta de questões como essa, além da imprescindível marca d'água, se faz necessário lançar mão de um repositório de imagens (que como bônus acrescenta proteção de copyright a todo o conteúdo armazenado) e daí sim, distribuir para onde desejar. Utilizando essa prática para compartilhamento, o controle sobre um material próprio é pleno.
Se já era parecido ao anterior, o 500px, numa atualização muito recente, incluiu a possibilidade de usar uma fotografia como fundo do seu menu de navegação principal, exatamente como no Flickr. O grande diferencial desse serviço são os usuários. Em sua maioria profissionais do assunto. Procuro postar o que entendo como minha melhor produção nessa social network repleta de imagens de excelente padrão. Apesar do Flickr também permitir que o material de um perfil seja curtido ou favoritado pela comunidade, no 500px, graças ao seu formato, isso é mais natural. Mesmo na versão gratuita, limitada a 20 uploads por semana, é possível montar uma loja online para venda de imagens com a ferramenta 500px Art (com valores pré definidos para impressão e/ou download). Assim como o Flickr, dispõe de versão paga. Na verdade duas, a Awesome (US$75/ano) e Plus (US$25/ano) que permitem entre outras opções, o envio ilimitado de imagens. Com idêntico foco, existem outros serviços interessantes, contudo todos pagos, tornando esses dois ainda melhores.



0 comentários